É tempo de Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) lá pelos Estados Unidos. Assim sendo, momento oportuno para te apresentar a pumpkin pie, uma típica torta doce de abóbora com especiarias consumida nesse dia (esse ano: 28/11) tão festivo para agradecer a Deus. Do dia, toda quarta quinta-feira do mês de novembro, essa é a sobremesa que considero mais emblemática. Aberta e que seu recheio me faz lembrar o doce de abóbora típico brasileiro. Só me lembra mesmo, pois as texturas e sabores, mesmo sendo de abóbora, são diferentes.
Por falar em torta aberta, aproveito pra te informar que dentre a classificação francesa para tortas, ela se enquadra na categoria tarte, ou seja, tortas com massa apenas na base e lateral e seu recheio amostra.
Sobre as especiarias, se não tiver alguma, não tem problema, retire-a. E se tiver uma outra que ache que vá harmonizar bem, coloque-a. E se as suas forem em pó, coloque 1 colher (café) de cada, assim não necessitando de infusioná-las no creme de leite. Tradicionalmente, o seu recheio leva pimenta da Jamaica (também conhecida como: pimenta dioica, murta pimenta ou pimenta de coroa), e seu sabor suave, picante e de aroma doce, lembra uma mistura de canela, cravo e noz moscada, o que já peço na lista de ingredientes dessa receita.
Ingredientes | Massa:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (250g)
3 colheres (sopa) de açúcar (45g)
1 pitada de sal (1g)
8 colheres (sopa) de manteiga sem sal, gelada e em cubos (120g)
1 colher (sopa) de água gelada (15ml)
Modo de preparo | Massa:
Em um bowl (tigela), misturar a farinha de trigo, o açúcar e o sal. Adicionar a manteiga. Com a ponta dos dedos, ir desmanchando-a nessa mistura de secos até obter algo como uma farofa. A farinha ficará cheia de bolinhas de manteiga. A esse processo damos o nome de sablage. Verter a água gelada e ir unindo tudo até virar uma massa. Evite sová-la! Cobrir a massa com plástico filme (achate-a para gelar mais rápido e ao abrir, facilitar e ajudar o rolo) e levá-la à geladeira (por volta de 30 minutos; se preferir, faça a massa um dia antes).
Ingredientes | Recheio:
350g de abóbora cabotiá em cubos (cerca de 2 1/2 xícaras)
3 ovos
2/4 xícara (chá) de açúcar refinado (100g) - Se quiser, troque essa quantidade de açúcar refinado por açúcar mascavo {para a receita ao todo: 3/4 xícara (chá) - 105g}. Dessa forma, seu recheio ficará mais escuro.
1/4 xícara (chá) de açúcar mascavo (35g)
1 pitada de sal (1g)
3/4 xícara (chá) de creme de leite fresco, caixinha ou lata com soro (o que usei)
1 colher (café) de canela em pó (ou 1 rama)
2cm de gengibre ralado
1 anis estrelado
1/2 colher (café) de noz moscada
4 cravos da Índia
3 bagas de cardamomo (abertas)
Cozinhar a abóbora no forno, em fogo com um pouco de água ou no vapor, como fiz. Transformá-la em um purê bem lisinho usando um garfo ou processador. Com garfo não fica tão lisinho, aconselho passá-lo por uma peneira. No total: 317g de purê de abóbora ou 1 xícara (chá) + 1/3 xícara (chá). Em uma panelinha, acrescentar o creme de leite e todas as especiarias (canela, gengibre, anis estrelado, noz moscada, cravo e cardamomo). Misturar. Levar a panelinha ao fogo baixo e esperar o creme de leite ferver. Tampar e esperar o creme de leite esfriar, fazendo assim, uma infusão das especiarias. Com o creme de leite já frio, ir coando-o sobre um copo ou jarra medidora para certificar que ainda há 3/4 xícara (chá). Se não houver, complete com mais creme de leite. Com o purê de abóbora mais frio, misturar os ovos, os açúcares (refinado e mascavo) e o creme de leite aromático (infusionado com as especiarias). Se usar as especiarias em pó, pule essa etapa de infusão. Só misturar com todos os ingredientes do recheio. Reservar.
Finalização:
Retirar a massa da geladeira e, com a ajuda de um rolo, abri-la entre dois plásticos abertos de congelar alimentos ou papel manteiga em uma espessura de mais ou menos 0,5cm. Se sua massa estiver bem firme, vá dando leves batidinhas sobre ela com o rolo. Com cuidado, passar a massa aberta para uma fôrma redonda de 25cm. Ajustar a massa no fundo e na lateral. Cortar o excesso. Levar a fôrma à geladeira por 15 minutos. Por enquanto, preaquecer o forno a 180-220ºC. Retirar a fôrma da geladeira e furar toda sua base e lateral com um garfo (ou forre-a com papel manteiga e pedrinhas de cerâmica ou feijão para fazer com que não infle). Assar a massa previamente por 20 minutos. Retirá-la do forno. Abaixar a temperatura do forno para 160-180ºC (por um recheio liso e cremoso). Colocar o recheio sobre a base pré-assada e voltá-la ao forno para cozinhar o recheio (35 a 40 minutos). O recheio ficará levemente firme, brilhante e sem rachadura. Se rachar é porque assou em excesso e, se assar em excesso, o recheio perde a cremosidade. Servir a torta de abóbora morna ou gelada, com uma bola de sorvete de creme. Bom apetite, aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário