13 de novembro de 2019

Galette de geleia de pêssego com castanha do Pará (ou do Brasil?)

Receita perfeita para aquele dia de preguiça e que você precisa comer uma deliciosa torta doce. Aqui, te apresento a galette, essa torta rústica francesa, aberta e de formato livre. Rápida e divina.
Já imaginando sua pergunta: Posso mudar o recheio? É claro que pode! Substitua a geleia de pêssego por outra fruta e a complemente com frutas picadas. Também é sucesso. Inclusive, fazer dessa massa, uma versão salgada. Retire o açúcar e acrescente umas pitadas a mais de sal.


Ingredientes | Massa:

100g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
1 ¼ de xícara (chá) de farinha de trigo peneirada (170g)
1 ovo batido levemente (usei metade, talvez você possa precisar dele inteiro)
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro peneirado (11g) - pode ser o refinado
1 pitada de sal

Ingredientes | Recheio:

Geleia de pêssego (receita abaixo)
Leite para pincelar
Açúcar cristal para polvilhar
Castanha do Pará (ou do Brasil) em lâminas para decorar


Modo de preparo | Massa:

Numa tigela grande, juntar a farinha de trigo, o açúcar de confeiteiro e o sal. Misturar. Transferir a manteiga para a tigela. Com a ponta dos dedos, misturar até formar uma farofa (técnica chamada de sablage), sem dissolver completamente a manteiga - isso vai garantir uma massa mais crocante. Juntar o ovo (não usei todo) e trabalhar a massa apenas até formar uma bola. Envolver em filme plástico e levar à geladeira por no mínimo 1 hora (se preferir, faça a massa no dia anterior).

Montagem:
Preaquecer o forno a 160-180°C. Abrir a massa gelada sobre duas folhas de papel manteiga ou plástico filme fazendo um círculo rústico. Passar para uma fôrma. Espalhar no centro a geleia, deixando um bom espaço nas bordas. Dobrar as bordas para dentro. Pincelar as bordas com leite e polvilhar açúcar cristal. Levar ao forno na parte debaixo por 30 minutos e na parte de cima por 8 minutos para dourar (o tempo de forno pode variar). Retirar do forno e deixar esfriar. Passar para um prato e decorar com as lâminas de castanha do Pará (ou do Brasil). Bom apetite, aproveite!


Geleia de pêssego

Ingredientes:

8 pêssegos
Suco de ½ limão
8 colheres (sopa) de açúcar
1 anis estrelado pequeno
1cm de canela em rama (em pau)

Modo de preparo:

Lavar os pêssegos. Reservar. Em uma panela, colocar água (uma boa quantidade para cobrir os pêssegos) e levar ao fogo alto para ferver. Em uma tigela, colocar água gelada. Reservar. Fazer um X com uma faca embaixo de cada pêssego. Assim que a água ferver, colocar os pêssegos e deixá-los na água até as pontas do X se soltarem. Se isso não acontecer, tire um pêssego da água e puxe a pele, que deverá sair com facilidade. Esse procedimento é uma técnica chamada de branqueamento ou blanchir. Passar os pêssegos para a água gelada para interromper o cozimento. Fora da água, tirar a pele de todos. Com as mãos, retirar toda a polpa e descartar os caroços. Esmagar todas as polpas deixando alguns pedacinhos. Passar as polpas para uma panela com os ingredientes restantes. Misturar e levar ao fogo baixo até reduzir, espessar e ficar brilhante. Passar para um pote esterilizado e com tampa. Conservar em geladeira. Para rechear a galette, use-a fria. Bom apetite, aproveite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário