12 de julho de 2021

Pão de leite japonês bicolor {com matcha}

Dessa vez, um pão de leite japonês revisitado e ainda mais atraente. O charme se encontra no espiral interno bicolor branco e verde, colorido com matcha. Com 10g de matcha o pão fica com um leve odor e sabor de mate/erva, característico do chá, porém bem sutil. Com uma leve cobertura de manteiga, geleia ou até mesmo como um sanduíche, as sensações serão mascaradas. A coloração esverdeada fica bem acentuada. O segredo está na pastinha que deverá ser feita com matcha e água. A pastinha deverá ficar como uma massinha úmida, não muito mole e aguada. A água deverá ser adicionada apenas o suficiente para unir e umedecer o pó verde do chá japonês. Adicione o corante natural em metade da massa e vá trabalhando/sovando pequenas porções para colorir com mais agilidade e precisão, depois junte os pedacinhos em uma massa única. Para se informar sobre o matcha, clique aqui. E para conhecer o método tangzhong utilizado no preparo do pão, clique aqui. Até!


Ingredientes | Tangzhong:
100ml de leite
20g de farinha de trigo {2 colheres (sopa)}

Ingredientes | Massa:
100ml de leite gelado
10g de fermento biológico seco instantâneo {1 sachê}
45g de açúcar {3 colheres (sopa)}
1 ovo gelado
80ml de óleo {1/3 xícara (chá)} - pode substituir por manteiga derretida e fria
6g de sal {1 colher (sobremesa)}
340g de farinha de trigo {2 1/2 xícaras (chá) + 1 colher (sopa)}

Ingredientes | Para colorir:
10g de matcha
3 colheres (chá) de água {7,5ml}


Ingrediente | Para pincelar:
30ml de leite {2 colheres (sopa)}

Modo de preparo | Para colorir:
Misturar a água no pó de matcha até formar uma pastinha consistente, como uma massinha úmida.

Modo de preparo | Tangzhong:
Misturar a farinha de trigo no leite. Levar ao fogo baixo mexendo bem até engrossar.

Modo de preparo | Massa:
Transferir o creme do método tangzhong (leite e farinha de trigo) ainda quente para uma tigela. Adicionar metade do leite gelado (50ml) e misturar. Em seguida, o ovo gelado e o sal. Misturar. Após, o óleo. Na outra metade do leite (50ml), dissolver parcialmente o fermento biológico seco e o açúcar. Agregar à mistura anterior. Aos poucos, ir colocando a farinha de trigo até formar uma massa que possa ser sovada. Transferi-la para uma bancada e sová-la por 15 minutos. A massa é levemente grudenta, e ao ser sovada, passa a não grudar na bancada. Agregue mais farinha de trigo em último caso. Usei a quantidade exata de farinha de trigo, mas de acordo com a sua farinha e o tempo (umidade), você use mais ou menos. A massa deverá ficar bem lisa e macia. Dividir a massa em duas partes. Tingir uma parte com a pastinha feita com o matcha e a água.


Untar duas tigelas com óleo, colocar as massas já sovadas e cobri-las com plástico filme. Deixá-las fermentando por 1 hora. Untar com manteiga uma fôrma retangular (de pão de fôrma ou bolo inglês) de aproximadamente 23,5x9,5cm. Passado o tempo, transferir as massas para uma superfície e apertá-las para retirar o ar da fermentação. Estender com um rolo uma massa por vez, mas que fiquem do tamanho da fôrma utilizada. Colocar por cima da massa branca a massa tingida com matcha. Apertá-las com as mãos e uni-las com a ajuda de um rolo. Após, enrolar as massas unidas como um rocambole. Mas pressionando bem entre cada volta. Transferir a massa para a fôrma já preparada. Cobrir com um saquinho plástico aberto untado, para não grudar na superfície da massa, e fermentar por mais 1 hora.


Faltando 10 minutos para finalizar a fermentação, preaquecer o forno a 200ºC (forno elétrico - só parte inferior ligada) ou 220-250ºC (forno a gás). Massa fermentada, pincelar leite e levar ao forno por cerca de 30 minutos até dourar e crescer bem. Retirar o pão do forno e deixá-lo amornar sobre uma grade, para que o calor se libere e não deixe a superfície do pão úmida. Cortá-lo morno ou em temperatura ambiente. Nunca quente, pois ao cortar, o miolo ficará com aspecto embatumado por conta do calor interior. Bom apetite, aproveite!

Um comentário: