Hoje ela faria 106 anos. VIVA JULIA CHILD (15/08/1912-13/08/2004)!
Já que Elizabeth David (26 de dezembro de 1913-22 de maio de 1992), após a segunda guerra mundial, introduziu a culinária europeia e britânica tradicional na Inglaterra através de seus livros, sendo seu primeiro lançamento o A Book of Mediterranean Food (1950), Julia Child introduziu a culinária francesa nos EUA. Porém, sejamos justos, ela, Louisette Bertholle e Simone Beck.
Julia Child, Simone Beck (Simca) e Louisette Bertholle. |
Julia e Simca |
Julia Carolyn McWilliams, simplesmente Julia Child (Pasadena/Califórnia [Condado de Los Angeles], 15 de agosto de 1912 – Montecito/Califórnia [Condado de Santa Bárbara], 13 de agosto de 2004), foi uma autora de livros de culinária e apresentadora de televisão americana (programa The French Chef, transmitido pelo canal WGBH de 1963 até 1973).
Sua história com a culinária começou quando estava na casa dos 30, mas é claro que antes disso realizou outras tantas atividades. Seu trabalho mais memorável foi o de secretária, durante a segunda guerra mundial, na OSS (Escritório de Serviços Estratégicos), onde conheceu Paul Child (em Ceilão, hoje em dia Sri Lanka), diplomata que também trabalhou para o OSS produzindo exposições e com quem viria a se casar em 1946. Paul (1902-1994) que foi seu grande amor e maior incentivador.
Em 2009, a parte mais importante de sua vida foi retratada através do filme Julie & Julia, dirigido por Nora Ephron (1941-2012), uma grande entendedora de comida, que sempre a destacava em suas obras. Ela o considerava romântico, uma história de amor, onde se fala de casamento e de como mudar sua vida escrevendo.
Baseado em duas histórias reais e inspirado em dois livros: Minha vida na França e Julie & Julia, o filme conta duas histórias distintas, mas que se entrelaçam, sendo as protagonistas: Julia Child (Meryl Streep) e Julie Powell (Amy Adams).
Minha vida na França (2006), livro escrito por Julia Child e Alex Prud’homme, sobrinho de Paul, é baseado nos melhores momentos de Julia e Paul na França do final dos anos 40 e início dos anos 50, lugar onde Julia aprendeu a cozinhar, falar em francês e principalmente, lugar onde escreveu seu primeiro livro: Mastering the art of french cooking (MTAOFC, 1961, editora Alfred A. Knopf), com Louisette Bertholle (1905-1999) e Simone Beck (1904-1991), que juntas ensinavam mulheres a cozinhar na Ecole Des Trois Gourmandes, escola que as mesmas fundaram. 752 páginas, 524 receitas e uma máquina de datilografar. 9 anos depois, em 1970, Julia e Simone lançavam MTAOFC volume 2. Lançado com o intuito de ensinar os americanos a cozinhar e comer, Mastering virou um dos livros mais influentes de gastronomia, estado até 2009 em sua 49° edição.
Julie & Julia (2005), escrito por Julie Powell, conta sua história ao realizar 534 receitas em 365 dias, além de assuntos paralelos. Prestes a fazer 30 anos - pensando que isso fosse o fim do mundo - e cansada de trabalhar em empregos temporários desastrosos, como ela mesma diz, Julie acorda determinada no meio da noite dizendo que vai executar em um ano todas as receitas do livro Mastering the art of french cooking, o livro das trois gourmandes, com o objetivo de que tal ato fosse mudar sua vida. E não é que estava certa? Em conversa com seu marido Eric, ele como seu verdadeiro incentivador, a incentiva a criar um blog. Daí nasce o blog The Julie/Julia Project (Projeto Julie/Julia). Julia chegou a conhecer a história de Julie, mas as duas nunca se encontraram. As vezes, Julie passava da conta rs.
Já sabe qual é o enredo do filme, né?
Divulguei tanto esse filme durante minha passagem pela faculdade de gastronomia que um colega, Etiene, me apelidou de Julinho. Fizemos um trabalho sobre filmes que envolvem comida, chamado Mesa Cinema, e é claro que o nosso foi o dito cujo, até uma colega, Cleusa, foi super bem vestida de Julia Child. Alugamos louças antigas para simular a época, imprimimos fotos, jogamos coraçõezinhos pela mesa, levei meus livros e meu pilão de madeira e decoramos com flores brancas e amarelas. No dia fizemos algumas das receitas apresentadas no filme, como: soupe à l'oignon gratinée (sopa de cebola gratinada), pâté de canard en croûte - la pièce de résistance (patê de pato em crosta - pedaço de resistência) e la reine de Saba (bolo de chocolate com amêndoas).
Júlia morreu aos 91 anos, dois dias antes de completar 92. Morreu enquanto dormia em uma casa de repouso para pessoas idosas, onde preferiu ficar, já que Paul, seus grandes amigos e amigas já tinham partido. Um fim sereno para alguém que tanto fez por essa linda arte que é a gastronomia.
Patrícia, a guardião do lab, prof. Luciana <3, e os amigos de que sinto saudade: Pedro (ou Pierre hahaha), Roberta e Cleusa, a nossa Julia. |
La reine de Saba | A rainha de Sabá (bolo de chocolate e amêndoas)
Receita original do livro A arte culinária de Julia Child - Técnicas e receitas essenciais de uma vida dedicada à cozinha. Editora Seoman, 2013.
Conta-se que a rainha de Sabá era uma mulher muito bela, rica e que estava "condenada" a morrer virgem - regra do matriarcado onde reinava por determinação religiosa - porém, a rainha não resistiu à sedução do rei Salomão.
- Meu bolo de chocolate preferido (JC).
Para um bolo de 20cm por 4cm, rende 6 a 8 porções.
Preaqueça o forno a 175°C, coloque a grelha na parte de baixo e prepare a assadeira. Meça ½ xícara de farinha de trigo, peneirada, e ⅓ xícara de amêndoas sem pele, moídas. Com um batedor elétrico (batedeira), bata 113g de manteiga sem sal com ½ xícara de açúcar até ficar cremoso; quando estiver fofo, junte 3 gemas de ovos, um por vez, batendo sempre. Enquanto isso, derreta 85g de chocolate meio amargo e 30g de chocolate amargo com 2 colheres (sopa) de rum escuro ou café forte; adicione o chocolate morno à mistura de gemas. Bata 3 claras em neve até obter picos firmes e brilhantes, e junte ¼ delas às gemas. Rápida e delicadamente, acrescente o restante, alternando com polvilhadas das amêndoas e peneiradas da farinha. Transfira, imediatamente, para a assadeira preparada e asse por cerca de 25 minutos até que esteja crescido, mas que o centro ainda se mova ligeiramente quando a forma for chacoalhada gentilmente. Espere o bolo esfriar por 15 minutos antes de desenformar. Esse tipo de bolo de chocolate é sempre melhor em temperatura ambiente. Sirva polvilhado com açúcar de confeiteiro ou com cobertura de chocolate.
Cobertura de chocolate:
Para um bolo de 20cm.
Derreta 55g de chocolate meio amargo, 30g de chocolate amargo, 1 pitada de sal e 1½ colher (sopa) de rum ou café forte. Quando estiver liso e brilhante, junte, batendo, 6 colheres (sopa) de manteiga sem sal amolecida. Mexa sobre água fria até que a cobertura adquira consistência para ser espalhada.
Toujours bon appétit!
Amei... <3
ResponderExcluirAh, que bom que gostou. Muito obrigado pela visita e comentário! :)
Excluir