7 de setembro de 2018

Massa de chocolate {método espumoso}

Massa coringa para bolo de chocolate recheado. Seu método é o espumoso (massa espumosa, massa aerada ou massa batida leve), onde aeramos os ovos com o açúcar até triplicarem de volume resultando em um creme bem claro e fofo (cheio de ar). Assim como para o pão de ló, o ideal para bolos espumosos é não untar a lateral da fôrma, fazendo com que a massa não encolha e fique toda colada depois de assada. Assim, seu bolo também tende a ficar com menos barriguinha ou nada, aproveitando-o melhor. O truque, com o bolo em temperatura ambiente, é passar uma faquinha bem rente para descolar, mas de uma só vez, sem serrar o bolo. Caso contrário, ele ficará todo comido e despedaçado. No fundo da fôrma, e bem certinho, coloque papel manteiga ou papel toalha. O fundo ficará lisinho, mas só não esqueça de tirá-lo, hein?


Ingredientes:
5 ovos (temperatura ambiente) 
250g de açúcar {1 xícara (chá) + 3 colheres (sopa)}
5ml de essência de baunilha {1 colher (sobremesa)}
200ml de água morna {aproximadamente 3/4 xícara (chá)}
250g de farinha de trigo peneirada {1 1/2 xícara (chá) + 5 colheres (sopa)}
50g de chocolate em pó {4 colheres (sopa) + 1 colher (sobremesa)}
10g de fermento em pó peneirado {1 colher (sopa)}
5g de bicarbonato de sódio {1 colher (sobremesa)} 


Modo de preparo:
Forrar o fundo de uma fôrma redonda de 25x6cm (ou uma de até 30cm) com papel manteiga. Reservar. Preaquecer o forno a 160-180°C. Misturar a farinha de trigo, o chocolate em pó, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio. Reservar. Em uma batedeira, bater bem os ovos com o açúcar até triplicarem de volume e ficar um creme claro e fofo (ponto fita ou letra ralo; quando o creme cai do batedor erguido e vai se desfazendo). Em seguida, acrescentar a essência de baunilha. Misturar os sólidos na mistura de ovos junto da água morna, mas em 3 partes. Transferir a massa para a fôrma já preparada - não bata a fôrma sobre a bancada para não tirar todo ar incorporado na massa! Assar por aproximadamente 25/30 minutos. Retirar a massa do forno. Esperar amornar. Passar uma faquinha ao redor e desenformar o bolo. Retirar o papel manteiga. Esperar esfriá-lo totalmente para dividir a massa em 3 partes (com faca de serra ou cortador de bolo). Reservar. Se quiser, e se você tiver que assar a massa em duas etapas, reutilize o papel manteiga mais uma vez. Na hora de tirar o papel manteiga, muita calma e delicadeza!

Obs.: Para o da foto fiz meia receita da massa (fôrma de 12x8cm), mas usei apenas 2 ovos, 2ml de essência de baunilha e 2g de bicarbonato de sódio.

Massa de chocolate com acréscimo de óleo e cacau em pó
no lugar do chocolate em pó dissolvido na água morna.


Dicas: Apesar de super fofinho, esse é um bolo seco, já que não entra nenhuma gordura em sua composição, exceto pelas gemas. Se quiser, e acho superinteressante, acrescente 2 colheres (sopa) de óleo (milho ou girassol), depois dos ovos bem batidos com o açúcar. 2 colheres (sopa) de óleo para a receita inteira, ou seja, com 5 ovos. Além, se quiser substituir a água por leite, também pode. Quer trocar o chocolate em pó por cacau em pó? Substitua-o pela metade da quantidade de chocolate em pó (25g), já que em excesso, o cacau em pó deixa qualquer bolo mais seco. Dilua-o na água morna. Assim, além de se dissolver melhor, deixará a massa mais escurinha. Se quiser, dilua também o chocolate em pó.

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Luana!
      Obrigado pela mensagem.
      A fôrma é de 18cm, beeeijo! <3

      Excluir
    2. Oi Luana, boa tarde. Tudo bem?
      Voltando aqui só para me corrigir. A fôrma tem 12x8cm. Desculpa pelo engano.

      Abraço, Victor :)

      Excluir