Sobremesa trivial dos lares brasileiros, o brigadeirão é um delicioso pudim de chocolate. E para se obter uma textura lisa e cremosa, tanto para pudim e brigadeirão, a cocção (cozimento) deve ser feita em banho maria, assim tendo uma temperatura mais amena. E para um rico brigadeirão, nada de farinha de trigo. Por si só ele firma, graças aos ovos e seu tempo de forno. Nem tente misturar com fouet e assar sem banho maria. Seu brigadeirão ficará grosseiro, com bolhas e textura granulosa (coagulada). Sua família merece essa sobremesa, e não se esqueça, é tempo de páscoa!
200g de ovos (4 unidades)
395g de leite condensado (1 lata)
200ml de leite (1/2 xícara (chá) + 1/4 xícara (chá) + 1 colher (sopa))
200g de creme de leite (1 caixinha)
100g de chocolate em pó (1 xícara (chá) + 1 colher (café))
15g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (1 colher (sopa))
1g de sal (1 pitada)
Nota: Xícara medidora padrão equivalente a 250ml (1 xícara (chá)) e colher medidora padrão equivalente a 15ml (1 colher (sopa)).
Modo de preparo:
Ferver água o suficiente para preparar o banho maria. Preaquecer o forno a 160-180ºC. Untar com manteiga e polvilhar com açúcar (brilho ao brigadeirão) uma fôrma de 20cm de diâmetro. Reservar. Em um liquidificador, adicionar todos os ingredientes na sequência. Para ajudar o liquidificador, primeiro os líquidos. Bater tudo muito bem por 3 minutos. Esperar a espuma emergir. Separar uma fôrma maior do que a que estará o brigadeirão e adicionar 1 colher (sopa) de suco de limão ou de vinagre (esse meio ácido fará com que sua fôrma não fique escura devido ao banho maria). Reservar. Retirar a espuma que apareceu na mistura do liquidificador e passá-la peneirando à fôrma preparada com manteiga e açúcar. Colocá-la sobre a fôrma maior com suco de limão ou vinagre e levar ao forno. Antes e fechar e começar o cozimento do brigadeirão, enchê-la com água bem quente. Cozinhar o brigadeirão por 1 hora, até firmar bem. Passado o tempo, retirar a sobremesa com cuidado do forno. Esperar amornar e levá-la a geladeira até gelar por completo (de preferência de um dia para o outro) e descartar a água do banho maria. Para desenformar o brigadeirão, passar uma faquinha ao redor da fôrma e/ou levá-lo a boca do fogão para descolar. Desenformar e decorar com granulado, raspas de chocolate ou como preferir. Bom apetite, aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário