30 de abril de 2019

Sopa cremosa de abóbora com camarão | Abóboras + Sachet d'épices + Bouquet garni

Parente das abobrinhas, dos pepinos, dos melões e melancias - pertencentes à família Cucurbitaceae, a abóbora (ou jerimum como a chamam no Nordeste), fruto da aboboreira, é alimento versátil. Pode ser cozida em água, caldo ou vapor, grelhada, assada, gratinada, recheada (caso do camarão na moranga), ralada em bolos, fermentada para feitoria de cerveja, em forma de purê, quibebe, recheio e torta. Enfim, sua presença e variedades são extensas. Podemos encontrar abóbora moranga (símbolo do outono, amuleto para espantar maus espíritos e presentes no Dia de Ação de Graças e Halloween), abóbora-menina, de pescoço (muito utilizada para doces), cabotiá (cabotian, cabotiã, kabocha, cabochan, japonesa ou hokkaido), espaguete (squash), blue hubbard, bolota, cheirosa, delicata, turbante, brasileira, paulista, híbrida, dentre outras.
A abóbora vai muito bem com: carne de porco ou bacon, camarão, alecrim, gengibre, noz moscada, canela, sálvia, queijos azuis, oleaginosas, cogumelos, pimenta e limão.
Suas sementes são comestíveis, é ficam uma delícia bem temperadinhas e torradas sobre essa nossa receita. Aliás, que para qualquer sopa, é um ótimo substituto dos croûtons (cubinhos temperados e assados de pão).


Ingredientes | Sachet d'épices:
3 cravos da Índia
1 colher (café) de grãos de pimenta preta
1 colher (café) de sementes de coentro
1 colher (café) de alecrim desidratado
1/2 canela em rama

O que é sachet d'épices e bouquet garni (acompanhamentos aromáticos): Em francês, sachet d'épices significa saquinho de especiarias. Assim como o bouquet garni (feixe de ervas ou ramo de cheiros), tradução francesa para algo como buquê guarnecido, ele entra nas preparações - sopas, ensopados, caldos, molhos, cremes - com o intuito de deixar seus sabores, descartando no final sua parte sólida. E assim, para maior facilidade em sua retirada, os condimentos são colocados em gaze, tecido cru, toquinha descartável, perfex ou infusor de chá (para o sachet) ou amarrados com barbante ou outro cordão (para o bouquet). Vale lembrar que você pode usar o que quiser, mas desde que respeite sua receita e use sabores que combinam e se complementam. Com parcimônia. Nada de exageros! Normalmente, especiarias menores como: grãos de pimentas, sementes, dente de alho, cravo da Índia, ervas desidratas, canela em rama entram no sachet. Já no bouquet, todas as ervas aromáticas folhosas (louro, tomilho, alecrim, folhas de salsão e alho poró, orégano, sálvia, salsinha, coentro, e seus talos, etc.

Fontes: Readeat.pl e Eco Herb.
Ingredientes | Sopa cremosa de abóbora:
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
1 cebola média em cubinhos (brunoise)
3 dentes de alho fatiados
1/2 abóbora cabotiá em cubos (por volta de 950g)
1 folha de louro (usei a desidratada)
1 colher (chá) de páprica doce
1 litro de água
1 sachet d'épices (receita a cima)
Gengibre ralado a gosto (opcional)
Sal e pimenta do reino (moída na hora é bem melhor) a gosto

Ingredientes | Camarão refogado:
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de manteiga
400g de camarão vannamei (patas brancas ou camarão branco do Pacífico) - já comprado descascado e congelado - usá-los limpos e em temperatura ambiente (deixá-los fora da geladeira 20 minutos antes de começar seu preparo)
2 dentes de alho picadinhos
1 colher (chá) de colorau
1 colher (café) de páprica doce
1 colher (café) de cominho
Sal e pimenta do reino (moída na hora é bem melhor) a gosto
Coentro, salsinha ou cebolinha a gosto para finalizar

Modo de preparo | Sachet d'épices:
Antes de seu preparo, e se desejar potencializar os aromas das especiarias, amasse-as em um almofariz/pilão e toste-as em frigideira quente (a seco). Colocar as especiarias no saquinho desejado e amarrá-lo. Reservar.



Meu sachet d'épices com toquinha descartável. 
Mais humilde impossível hahaha!
Modo de preparo | Sopa cremosa de abóbora:
Em uma panela grande e em fogo médio, esquentar o azeite e a manteiga. Refogar a cebola até ficar transparente. Temperar com cebola e pimenta do reino moída na hora. Acrescentar o alho e misturar por mais 1 minuto para perfumar. Agregar os cubos de abóbora, a folha de louro e a páprica doce e refogar por 5 minutos. Temperar. Colocar o sachet d'épices e a água. Abaixar o fogo e cozinhar os cubos de abóbora até ficarem bem macios. Retirar a folha de louro e o sachet d'épices. Transferir a sopa para o liquidificador e bater até tudo ficar bem homogêneo. Lembre-se de segurar a tampa do liquidificador, já que o vapor poderá levá-la as alturas, assim como a sopa. Transferir a sopa para a mesma panela utilizada para esquentá-la e reduzi-la se for a gosto. Experimente e veja se precisa de mais sal e pimenta. Servir a sopa acompanhada dos camarões e um fio de azeite. Bom apetite, aproveite!


Modo de preparo | Camarão refogado:
Em uma frigideira grande, para deixar os camarões bem espaçados, e quente, colocar o azeite e a manteiga. Em seguida os camarões. Assim que pegarem um bronzeado, temperar com sal e pimenta do reino a gosto. Agregar o alho, o colorau, a páprica e o cominho. Prove e veja se precisa de mais tempero. Salsinha, coentro ou cebolinha para finalizar e/ou decorar o prato. Guarnecer a sopa com os camarões.


Referência bibliográfica:
GONÇALVES, Maria de Fátima Duarte. Apostila de habilidades básicas de cozinha. Santos: Unimonte, 2016.
ROWE, Laura. O livro dos sabores: tudo que você sempre quis saber sobre alimentos. São Paulo: Publifolha, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário