6 de maio de 2019

Requeijão caseiro {com suco de limão e vinagre}

Como o industrial, com o requeijão caseiro você também consegue fazer de um tudo, desde passá-lo em um pão a incrementá-lo em recheio de torta salgada. Durante seu preparo, você perceberá que o leite talha, e isso acontece quando acrescentamos um meio ácido (suco de limão ou vinagre) ao leite quente, fazendo com que a proteína presente no leite (caseína) se separe da gordura, por isso a importância do leite ser integral - 3% de gordura (nada de semidesnatado ou desnatado, que contém menos gordura). A caseína induz a produção de ácido lático, assim, acarretando o coalho do leite.
Dedico essa receita a você, que assim como eu, aos poucos está se livrando dos ultraprocessados (simplificando, alimentos ricos em aditivos químicos, como: conservantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes, emulsificantes, etc., etc.), assim como o requeijão industrial.


Ingredientes:
1 litro de leite integral {4 xícaras (chá)}
30ml de suco de limão (1 limão inteiro) ou vinagre {2 colheres (sopa)}
15g de manteiga sem sal em temperatura ambiente {1 colher (sopa)}
5g de sal {1 colher (chá)}

Modo de preparo:
Em uma panela média, ferver o leite. Assim que levantar fervura, cuidadosamente, separar 175ml {3/4 xícara (chá)}. Reservar. No leite fervido que está na panela, acrescentar o meio ácido escolhido (suco de limão ou vinagre). Com uma espátula, mexer delicadamente. Em instantes, o leite coagulará/talhará ficando na superfície. Aguardar 5 minutos para remover a parte sólida. Com cuidado, ir agrupando e passando a parte sólida para o liquidificador (tente tirar ao máximo) e se mais alguma parte sólida restar, passe por uma peneira. O soro proteico (líquido levemente amarelado) que restar, descarte-o ou aproveite-o para incorporar em sopa, massa de pão - substituto da água, etc. Bater a parte sólida com o leite reservado (175ml), a manteiga e o sal por aproximadamente 2 minutos. Transferir para um potinho de vidro esterilizado, tampar e levar à geladeira. Depois de 2 horas, seu requeijão estará mais firme, melhor para consumo.


Nota: Se seu leite não talhar com o acréscimo do meio ácido, ligue o fogo novamente e deixe o leite ferver. Logo, logo talhará!
Diferenças:
Requeijão caseiro com suco de limão: Depois de pronto, gosto e aroma acentuado de limão. Como prefiro!


Requeijão caseiro com vinagre: Depois de pronto, aroma acentuado e gosto bem leve, quase neutro. Não sei, mas o que era para ter gosto de vinagre, no final das contas, ficou com gosto de queijo. Vai entender!


Consumo: Se quiser, consuma o requeijão depois de 2 horas em geladeira (textura mais firme), porém o ideal é esperar cerca de 3-5 dias de maturação em geladeira, assim o gosto do meio ácido (suco de limão ou vinagre) vai desaparecendo.

Rendimento: Cerca de 200g.

2 comentários:

  1. Oi! Qual vinagre usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem?

      Pode ser o que tiver em casa ou preferir. Vinagre de limão, maçã, etc.

      Abraço,
      Victor :)

      Excluir