Couve-flor até tempo atrás, no meu dia-a-dia, não passava da cozida, até que decidi preparar esse delicioso creme alvo. Por falar da sua cor, se quiser deixá-lo claro, apenas sue (refogar levemente sem deixar dourar) rapidamente a cebola e os dentes de alho na manteiga.
Dependendo do tamanho da sua couve-flor, você utilizará mais ou menos caldo de legumes. E como ele é a jato (40 minutos no fogo), corte as hortaliças em pequenos pedaços para liberarem mais rápido seus aromas e sabores. Aproveite e teste outros temperos no seu creme. Sinta e permita-se!
Se quiser guarnecer o creme, reserve alguns floretes da couve-flor assada ou use croûtons (cubinhos torrados de pão).
Caldo de legumes
Ingredientes:
1,5L de água
1 cenoura sem casca cortada em rodelas (se for orgânica use com a casca)
1 cebola sem casca cortada em quartos (se for orgânica use com a casca)
1/2 alho poró em rodelas + 2 folhas
1 talo de salsão (aipo) em pedaços pequenos + 1 folha
6 talos de salsinha
6 grãos de pimenta do reino (usei a preta)
3 cravos da Índia
10 grãos de coentro
Modo de preparo:
Em uma panela grande, colocar todas as hortaliças já lavadas e cortadas, as especiarias e a água. Levar ao fogo baixo e deixar ferver brandamente por 40 minutos. Coar o caldo descartando as hortaliças e especiarias (todos os seus sabores e suas propriedades foram para o caldo). Reservá-lo para elaborar o creme de couve-flor.
Sobra: Nada de jogar ralo abaixo! O que sobrar, armazene em geladeira por até 5 dias ou em congelador por 3 meses (congelar em fôrminhas de gelo facilita na hora de descongelar).
Creme de couve-flor
Ingredientes:
1 couve-flor em floretes
1 colher (sopa) de manteiga (15g) - Para tornar o creme de couve-flor vegetariano, substitua a manteiga por azeite.
1 cebola em cubos
2 dentes de alho picados
750ml de caldo de legumes
Azeite, pimenta do reino e sal a gosto
Modo de preparo:
Preaquecer o forno a 220-250ºC. Dispor separadamente, para melhor contato com o calor, a couve-flor em floretes. Regar com azeite e temperar com sal e pimenta do reino. Deixar no forno por aproximadamente 25 minutos (até os floretes ficarem dourados). No meio do tempo, virar os floretes ao contrário para dourarem dos dois lados.
Enquanto isso, em uma panela média, derreter a manteiga e suar (sem dourar) a cebola e os dentes de alho (fogo alto). Juntar a couve-flor e refogar por 1 minuto. Acrescentar o caldo de legumes. Apurar por 5 minutos. Se necessário, temperar com sal e pimenta do reino. Transferir a couve-flor com o caldo de legumes, cebola e alho para o liquidificador. Bater até ficar bem homogêneo (liso). Lembre-se de segurar a tampa do liquidificador, uma vez que o vapor pode fazer com que a mesma salte pelo ar. Servir o creme ainda quente. Bom apetite, aproveite!
Nenhum comentário:
Postar um comentário