28 de janeiro de 2019

Cupcake de doce de leite {na massa e no recheio} | E Eliza Leslie

Eliza Leslie (15 de novembro de 1787 - 1 de janeiro de 1858) foi uma escritora americana (nascida em Filadélfia - Pensilvânia) de livros de receitas do século  XIX que sempre achou, por ter sido uma mulher com conhecimento amplo e minucioso sobre etiqueta, que seu livro publicado sobre o assunto em 1834 a tornaria famosa e lembrada. O livro em si, Miss Leslie's book: a guide and manual for ladies, que tinha como temas: como se vestir, falar, comer, viajar, dentre outros, chamou a atenção do país e tornou-se seu legado permanente. Porém, o que a tornou realmente famosa foi seu livro de receitas publicado em 1837 chamado Directions for cookery, in its various branches, com 150 mil exemplares vendido.
Foi com seu livro Seventy-five receipts for pastry, cakes and sweetmeats (1828) que a fez entrar para história. Nele continha a primeira receita impressa de cupcake, que possivelmente Eliza tenha aprendido na escola de culinária Mrs. Goodfellow's Cookery School que frequentou na adolescência para ajudar financeiramente sua família que passava por dificuldades.
Registros do século XVIII o chamam de "bolinho da rainha", que ia em sua massa groselha, raspas de limão e amêndoa. A palavra cupcake vem da utilização da xícara (cup) medidora para elaboração da receita, mas também porque era, e ainda é, assado em fôrminhas (como Leslie menciona em sua receita) no formato de xícara.
Naquela época fazer bolos, tortas e afins era bem complicado, já que ela faz menções sobre lavar a manteiga, de repente sendo ela caseira, para retirar o leitelho (ou buttemilk - soro residual depois da aglomeração dos glóbulos de gordura) e outros sólidos restantes e refinar o açúcar, porque era vendido em cones sólidos (chamados de pão de açúcar).
Famosa na velhice, Eliza Leslie recebia a grande parte das pessoas em casa, já que ficou muito gorda e mal conseguia andar. Ah se ela soubesse a fama que esses bolinhos ganharam!


Eliza Leslie. Fonte: Wikipédia.
Livro Seventy-five receipts, for pastry, cakes and sweetmeats.
Fonte: Manuscript Cookbooks Survey.


Rendimento: 15 cupcakes.

Ingredientes | Massa:
4 ovos
1 lata de doce de leite - Para fazer com leite condensado na pressão, clique aqui!
¼ xícara (chá) de óleo (canola, milho, girassol ou manteiga derretida)
1 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sobremesa) de fermento em pó peneirado



Modo de preparo | Massa:
Colocar fôrminhas forneáveis para cupcakes em uma fôrma com cavidades própria para preparar esses deliciosos bolinhos. Reservar. Preaquecer o forno a 160-180°C. Em um bowl (tigela), misturar bem os ovos quebrando sua viscosidade e deixando tudo espumoso. Em seguida, misturar o doce de leite, o óleo e depois a farinha de trigo e o fermento em pó. Colocar 1 colher sopa cheia da massa (uso uma colher de sorvete para facilitar e até padronizar) em cada fôrminha e levar ao forno para assar por completo. Espetar um palito para verificar! Tirar do forno e deixar esfriar. Com os cupcakes já frios, fazer uma cavidade central em cada e com um saco de confeitar rechear com doce de leite (+ 1 lata).

Ingredientes | Merengue suíço (cobertura - topping):
3 claras
165g de açúcar
Corante alimentício líquido, gel (o mais indicado) ou em pó da cor que desejar (opcional)


Modo de preparo | Merengue suíço (cobertura - topping):
Em banho maria, misturar as claras com o açúcar até ele se dissolver ou chegar a 65°C. Bater na batedeira junto com o corante alimentício até ficar um merengue firme e brilhante. Colocar em um saco de confeitar e decorar cada cupcake. Por cima, se desejar, decore com confeitos. Bom apetite, aproveite!


Obs.: Não colori o merengue suíço para fazer os meus cupcakes. Espalhei linhas de doce de leite no saco de confeitar e em seguida coloquei o merengue. Conforme fui confeitando, o merengue foi ficando com esses sujinhos de doce de leite.



Referência bibliográfica:
SITWELL, William. A história da culinária em 100 receitas. São Paulo: Publifolha, 2015.

4 comentários:

  1. Uma receita simples e muitíssimo bem explicada. Já quero testar! Apresentação impecável!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Daiane. Gratidão!
      Ficarei muito feliz se testar. E me manda a foto quando fizer hahaha.
      Grande beijo! <3

      Excluir
  2. Que delícia!!!! Além de lindos, receita de poucos ingredientes e fácil execução. Já vou tentar fazer esse final de semana! Devem ficar divinos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, querida Luize!
      Super simples, né? Não esquece de me enviar uma foto, hein?
      Beijão :)

      Excluir