Produzir algum bolo de fruta cítrica é a garantia de que a cozinha, para não falar a casa toda, ficará muito perfumada. Agora, é a vez do limão tahiti/taiti (lima ácida, já que não possui sementes) brilhar nesse bolo a base de método espumoso. Porém, essa fruta arredondada, esverdeada e lustrosa vai além dos bolos e das tortas. O limão, por conta de sua acidez, realça e equilibra sabores. Depois do sal e da pimenta, é o ingrediente mais utilizado por cozinheiros. Ele é capaz de retardar oxidação de frutas (escurecimento enzimático), amaciar carnes, "cozinhar" o peixe no ceviche (comida clássica peruana), desodorizar micro-ondas e geladeira, limpar tábuas, dar brilho a panelas de alumínio, desengordurar tigelas para se bater claras em neve. Enfim.
Pega essa dica: Se sentir que seu limão está muito firme e com pouco suco, basta colocá-lo no micro-ondas por aproximadamente 20 segundos, deixando-o bem quentinho. Role-o pela bancada pressionando-o levemente, corte-o e esprema seu suco com facilidade.
E sobre o bolo, se quiser substitua o óleo por manteiga sem sal, derretida e fria. E o limão tahiti/taiti por limão siciliano. Pensou em uma cobertura de chocolate? Pois é, também pensei!
Ingredientes | Massa:
1/2 xícara (chá) de suco de limão (125ml - cerca de 3 unidades)
Raspas da casca de 2 limões
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar (360g)
1/2 xícara (chá) de óleo (120ml)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240g)
2 pitadas de sal (2g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
Ingredientes | Cobertura:
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado (160g)
2 colheres (sopa) de suco de limão, água (o que usei) ou leite (30ml)
Modo de preparo | Massa:
Untar com manteiga uma fôrma de furo central de aproximadamente 22cm. Reservar. Preaquecer o forno a 160-180ºC. Acrescentar as raspas de limão em seu suco para liberar o óleo essencial da casca. Reservar. Peneirar todos os secos juntos: farinha de trigo, sal e fermento em pó. Reservar. Em uma batedeira e com o batedor globo (ou outro que facilite a incorporação de ar), bater os ovos com o açúcar até triplicarem de volume e esbranquiçar (método espumoso) - o açúcar é incorporado pela água dos ovos, tornando a mistura viscosa, assim permitindo a formação de ar e seu clarear. Ao levantar o batedor, o creme repleto de ar escorrerá continuamente, o que chamamos de ponto (de) fita ou ponto (de) letra (em francês: faire le ruban ou monter au ruban e em inglês: ribbon stage). Nesse caso, o creme que escorrer, logo desaparecerá no que ainda está no bowl (tigela). Adicionar o óleo e bater por mais 1 minuto para homogeneizá-lo muito bem. Fora da batedeira, com um fouet (como prefiro) ou espátula, com movimentos envolventes, ou seja, de baixo para cima para não perder muito ar, ir intercalando os secos com o suco de limão com as raspas. Colocar a massa na fôrma e assar por aproximadamente 30-35 minutos. Fique de olho! Esperar o bolo esfriar. Desenformar, dispor a cobertura e decorar com as zestes de limão. Bom apetite, aproveite!
Modo de preparo | Cobertura:
Misturar o líquido escolhido (suco de limão, água ou leite) no açúcar de confeiteiro. Reservar. Dispor a cobertura com o bolo totalmente frio, caso contrário, o açúcar se dissolverá ficando transparente e não ficará com a crosta branca intacta.
Raladores/Raspadores
Um utensílio indispensável, que não pode faltar na sua cozinha, é o ralador/raspador de cítricos. Além de raspar a casca de limões e laranjas, ele também pode ser utilizado para ralar queijos, por exemplo, ou o que sua imaginação mandar. Existe o especial para casca de cítricos conhecido como zester microplane, normalmente alongado e que só retira a parte colorida da fruta (casca - epicarpo/flavedo). Nada da parte branca (mesocarpo/albedo) vem junto, correndo o risco de amargar sua preparação. Lembre-se que qualquer ralador faz essa função, só tomar cuidado e prestar atenção no que está ralando.
Ah, já ia me esquecendo! Zeste (em francês) nada mais é do que a raspa de algum cítrico. E zester (em francês: zesteur) é um utensílio que produz tiras longas e finas de cítricos, diferente de um ralador convencional ou zester microplane.
Atenção!
Depois de manipular qualquer fruta cítrica/ácida, especialmente limão, lembre-se de lavar bem as mãos, já que o suco e a casca da fruta (elemento presente na casca: bergapteno) podem manchar sua pele (manifestação alérgica: fitofotomelanose) quando exposta ao calor (raios solares).
Zester, utensílio que produz tiras longas e finas de cítricos. |
Comentário da seguidora @magalhaeswilmas lá no instagram (14 de agosto de 2019):
Maravilha de bolo e de aula também. Os truques para soltar mais caldo eu conhecia e se ficarem alguns minutos na água quente também ajuda a soltar mais caldo. Tudo com limão tem um sabor diferente!
Wil, uma das minhas amigas virtuais mais fidelíssima, gratidão. E claro, amei mais essa dica para soltar mais caldo do limão!
Referência bibliográfica:
DAVIES, Katie Quinn. Quando Katie Cozinha: receitas e outras coisinhas. São Paulo: Panelinha, 2013.
ROWE, Laura. O livro dos sabores: tudo que você sempre quis saber sobre alimentos. São Paulo: Publifolha, 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário