14 de junho de 2019

Brigadeiro cremoso | E entenda as diferenças entre cacau {ácido e alcalino}, chocolate e achocolatado em pó

Nem sei ao certo se precisa de receita pra fazer brigadeiro, seja ele cremoso ou não. Contudo, esse é um blog democrático. Então, pra quem precisa, aqui está! De quebra, já que o sabor característico do brigadeiro é chocolate, te explico a diferença de cacau, chocolate e achocolatado em pó. Divirta-se!



Ingredientes:
395g de leite condensado {1 lata}
200g de creme de leite {1 caixinha}
21g de cacau em pó ou 25g de chocolate em pó peneirado {3 colheres (sopa)}
15g de manteiga sem sal {1 colher (sopa)}

Modo de preparo:
Em uma panela média, acrescentar o leite condensado, o creme de leite, o cacau em pó e a manteiga sem sal. Misturar tudo muito bem com uma espátula (colher de pau, de bambu ou fouet). Levar ao fogo baixo e misturar durante todo o cozimento. Quando o brigadeiro engrossar levemente e ao emergir a espátula ele cair formando montinho, ou seja, não sumir no brigadeiro que está na panela, já chegou ao ponto certo (por volta de 15 minutos). Passar o brigadeiro para um prato raso e espalhá-lo bem. Cobrir com plástico filme e deixar que esfrie fora da geladeira para ser utilizado como recheio. A geladeira (baixa temperatura) acelera a cristalização do brigadeiro, ou seja, com o tempo ele vai ficando arenoso, devido aos cristais de açúcar que começam a aparecer, com a validade já batendo na porta. Use-o em bolos, tortas, em copinhos, enfim, onde quiser. Ou coma em colheradas. Para rechear, indico colocar o brigadeiro em um saco de confeitar, assim, facilitando sua vida e deixando o trabalho muito mais limpo. Bom apetite, aproveite!

Dica: O cacau em pó, seja ele qual for, por ser puro (não ter adição de açúcar e outros componentes) tende a deixar o brigadeiro levemente arenoso ao paladar. Se isso for um problema e você não quer sentir a textura mencionada, basta diluir o cacau em pó em um pouquinho de água ou leite quente até transformá-lo em uma pastinha.


Entendendo cacau em pó, chocolate em pó e achocolatado em pó

Cacau em pó
O cacau em pó é o produto obtido das sementes ou amêndoas do cacau moídas, depois de fermentadas, secas, torradas, descascadas e trituradas (até esse estágio recebem o nome nibs de cacau), da qual se extraiu a manteiga do cacau por meio de prensagem. O cacau em pó se torna solúvel quando há acréscimo de açúcar e lecitina de soja em pó em sua composição.
O cacau em pó ácido passa a ser alcalino quando é lavado em uma solução de potássio que neutraliza seus ácidos. É mais escuro, mas se torna mais suave, já que os sais alcalinos abaixam a acidez natural do cacau.
Se você quer sua preparação com chocolate mais escura, use o cacau em pó alcalino. Agora, se você quiser com mais sabor de chocolate, use o cacau em pó ácido.

Atenção! Se você quiser substituir o chocolate em pó da sua receita por cacau em pó, substitua-o pela metade da quantidade de chocolate em pó (exemplo: se na sua receita de bolo de chocolate pode 50g de chocolate em pó, use 25g para o cacau em pó), já que em excesso, o cacau em pó deixa qualquer bolo mais seco. Dilua-o em algum líquido (morno) da receita. Assim, além de se dissolver melhor, deixará a massa mais escurinha.


Cacau em pó ácido ou natural (pH 5): Mais amargo, sabor quase cítrico (acidez) e de cor mais clara (ácidos intactos). Precisa de um elemento alcalino para reagir/crescer (ácido + base = CO2 - dióxido de carbono).
Cacau em pó alcalino, dutch (holandês) ou europeu (pH 7-8): Mais suave e de cor mais escura com nuance avermelhada. Se dissolve melhor, por esse motivo, o preferido dos confeiteiros e confeiteiras. Precisa de um elemento ácido para reagir. Não se deve usar bicarbonato de sódio (bolo não cresce e fica com gosto de sabão; metalizado).

Combinação boa: Cacau natural + bicarbonato de sódio
Combinação ruim: Cacau natural + fermento em pó
Combinação boa: Cacau alcalino + fermento em pó
Combinação ruim: Cacau alcalino + bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio (alcalino, pH superior a 7 - cerca de 8,45 - 9; em água tem pH 8.2, levemente alcalino): Age e neutraliza seu sabor em meio ácido. 
Exemplos de ingredientes ácidos: Cacau em pó ácido, leite, iogurte, leitelho (buttermilk), vinagre, café, melaço, açúcar mascavo, frutas cítricas/ácidas (limão, laranja, uva, morango, maçã), etc. Assim, para seu bolo ficar legal, na composição da receita, um ingrediente ácido deverá estar presente.

pH - Potencial hidrogeniônico ou potencial de hidrogênio
O pH é uma escala que mede e define determinada solução de acordo com sua acidez, neutralidade ou alcalinidade. Escala essa que varia entre o valor mínimo 0 (acidez máxima), valor médio 7 (neutralidade) e valor máximo 14 (alcalinidade máxima).
Este conceito foi introduzido pelo químico dinamarquês Søren Peter Lauritz Sørensen (1868-1939) em 1909. O "p" deriva do alemão potenz, que significa poder de concentração, e o "H" é para o ião de hidrogênio (H+).
Descobre-se a concentração de pH de uma solução realizando uma equação logarítmica (cálculo) ou através de um medidor de pH (pHmetro).

Fonte: Dom Engenharia. 2015.
0 a 6: ácido (solução ácida)
7: neutro (solução neutra)
8 a 14: alcalino (solução básica)

Chocolate em pó
O chocolate em pó é a mistura de cacau em pó e açúcar. Normalmente em proporções iguais, 50% de cacau em pó e 50% de açúcar. Assim, justificando sua porcentagem de cacau. A porcentagem de cacau pode chegar a 32% (e a porcentagem restante é de açúcar e outros aditivos, se houver) em sua composição, mas nunca menor do que isso, já que o Ministério da Agricultura proíbe. Dependendo da marca do chocolate em pó, podemos encontrar também em sua composição: aromatizantes, solubilizantes, emulsionantes e outros aditivos químicos.


Achocolatado em pó
O achocolatado em pó também é a mistura de cacau em pó (pouca quantidade), muito açúcar (sendo o ingrediente principal, ou seja, em maior quantidade - só reparar em seu pó repleto de cristais de açúcar - em algumas marcas é mais fácil de encontrá-los), maltodextrina, cloreto de sódio (sal), emulsificante (lecitina de soja), aromatizante, ácido ascórbico, dentre outros aditivos químicos (dependendo da marca), que o torna um produto totalmente ultraprocessado. Há presença de minerais, vitaminas (A, B2, B6, B12 e D) e niacina. Sendo assim, descarte-o para qualquer produção culinária que peça cacau ou chocolate em pó. Além de não deixar gosto quase nenhum de chocolate, trará para sua receita, um gosto excessivo e exclusivo de açúcar. Use-o apenas para tomar com leite - na verdade nem deveria - se gostar.


Referência bibliográfica:
COSTA, Alexandre Tadeu. O cacau é show. São Paulo: Ed. do Autor, 2008.
COSTA, Raiza. Confeitaria escalafobética. São Paulo: Senac, 2017.
LANLARD, Eric. Chocolate. São Paulo: Publifolha, 2015.

7 comentários:

  1. Meninoo essa de diluir o cacau pra não ficar arenoso não sabia. Minha mãe nunca mais vai falar que meu brigadeiro ta parecendo doce de banana *-*

    Xoxo Walter T.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Worreer hahaha. Saudade!
      Que legal ver você por aqui. Obrigado pelo comentário!
      Parecendo doce de banana foi ótimo hahaha. Se fizer diferente, me conta!

      Abraço,
      Victor :)

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, Sol!

      Obrigado pela visita e comentário. Feliz que tenha gostado!

      Abraço afetuoso,
      Victor :)

      Excluir
  3. Fiz ontem e já descobri meu erro, além de ter colocado muito cacau (alcalino) eu não dilui. Dei ponto em uns 3 minutos, mas ficou taaao arenoso e com um gosto esquisito. Fiz com leite condensado e manteiga c/sal.
    Na próxima vou diminuir a quantidade e diluir antes 😁

    ResponderExcluir
  4. QUAL A MEDIDA ( PROPORÇÃO)DE FERMENTO PARA O CHOCOLATE ALCALINO?

    ResponderExcluir
  5. Rende quanto de recheio aproximadamente?

    ResponderExcluir