2 de julho de 2020

Bolo de gengibre e melado de cana | Afinal, pressionar ou não o açúcar mascavo?

De método cremoso, esse bolo de gengibre e melado de cana, além de aromático, é para lá de úmido e macio. Sua cor se intensifica no forno por conta do bicarbonato de sódio. E misturar os ovos para depois acrescentar ao preparo faz com que a manteiga não talhe, mas varia muito de bolo para bolo. Nesse caso, talha sim, mas com a união da farinha de trigo, seu bolo ficará mais uniforme e liso. Acrescentar gengibre em conserva picado é opcional. Se tiver, coloque-o, caso contrário, você pode adicionar mais 10g de gengibre fresco ralado.
Neste bolo uso açúcar mascavo, que dá um toque especial para o preparo e se complementa ao melado de cana. Ao ler receitas americanas (and traduzidas no google), boa parte indicam o seguinte: packed brown sugar (algo como açúcar mascavo embalado/comprimido/apertado), nada mais do que pressionar o açúcar mascavo contra o medidor, maneira correta para medir esse ingrediente pegajoso e que sinto se mexer – já reparou? Assim, eliminando os espaços de ar que ficam entre os grãos do açúcar mascavo. Desta maneira, medindo apenas o ingrediente. Porém, ao medir açúcar mascavo, não pressiono, pelo simples motivo de não querer usar tanto açúcar. Quanto mais espaço eu tenho, mais usarei do ingrediente, podendo deixar a receita muito doce. Então, tome essa informação para preparar o seu bolo. Uso 3/4 xícara (chá) ou 111g de açúcar mascavo não pressionado. Uma escolha minha. E a sua?


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (250g)
1 colher (café) de sal (2g)
1 colher (sobremesa) de fermento em pó (5g)
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio (4g)
1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (110g)
3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo (111g) – sem pressionar o açúcar contra a xícara
1/2 xícara (chá) de melado de cana (155g)
2 ovos levemente batidos
1 colher (sopa) de gengibre fresco ralado (20g)
2/4 xícara (chá) de leite (120ml)
1 colher (sopa) de gengibre em conserva picado (10g) - clique aqui para aprender


Modo de preparo:
Preaquecer o forno a 160-180ºC. Untar uma fôrma de bolo inglês/pão de fôrma ou fôrma “loaf” (ou qual preferir) de aproximadamente 23,5x9,5cm. Peneirar e misturar a farinha de trigo, o sal, o fermento em pó e o bicarbonato de sódio. Reservar. Em um bowl (tigela) com um fouet ou batedeira, misturar muito bem a manteiga com o açúcar mascavo até obter uma mistura cremosa, fofa e mais esbranquiçada (método cremoso, crémage, cremado ou emulsão).


Misturar o melado de cana. Em seguida, os ovos. A partir desse momento, você possivelmente terá uma mistura totalmente talhada. Não se preocupe e continue a receita. Agregar o gengibre fresco ralado. Ir intercalando e misturando, o leite com os secos. Por último, adicionar o gengibre em conserva picado. Verter a massa na fôrma já preparada e assar o bolo por cerca de 50 minutos. Caso a lateral já esteja cozida e o meio não, cubra a fôrma com papel alumínio (lado brilhante para baixo). Para verificar, espete um palito, garfo ou faca, que deverá sair do bolo limpo(a). Esperar amornar para desenformar. Bom apetite, aproveite!


Referência webgráfica:
CHRISTENSEN, Emma. Baking matters: what is packed brown sugar? Kitchn, 2010. Disponível em: https://www.thekitchn.com/baking-matters-what-is-packed-119443
MEDRICH, Alice. Yes, there's a right way to measure brown sugar. Food 52, 2018. Disponível em: https://food52.com/blog/23155-how-to-measure-brown-sugar-the-right-way-packed

2 comentários:

  1. Amo esse bolo! Gengibre é tudo de bom!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que alegria!
      Esse bolo é realmente saboroso.
      Dá próxima vez se identifica, hein? hahaha
      Abraço afetuoso!

      Excluir