Quem vê a Palmirinha dos dias atuais, leve e feliz, e não conhece sua história, não imagina o que a vovó mais querida do Brasil passou desde criança.
Palmira Nery da Silva ou Palmirinha Onofre, nasceu em 29 de junho de 1931 em Bauru, no interior de São Paulo. Na infância viveu com seus pais, Anna Zambolim e Felipe Nery da Silva, e com seus 4 irmãos, Aparecida, Pedro, Ivone e Luiz.
Palmira Nery da Silva ou Palmirinha Onofre, nasceu em 29 de junho de 1931 em Bauru, no interior de São Paulo. Na infância viveu com seus pais, Anna Zambolim e Felipe Nery da Silva, e com seus 4 irmãos, Aparecida, Pedro, Ivone e Luiz.
Título: A Receita da Minha Vida
Ano: 2011
Páginas: 176
Editora: Benvirá
Preço: 28,00 (site da editora) - Indisponível
Sua mãe Anna foi a primeira mulher de Bauru a usar meias de seda, já que seu pai, um verdadeiro trabalhador, fazia de tudo para agradá-la. Porém, mesmo com todos os regalos, Anna, na maior parte dos momentos, mostrava seu avesso. Da infância, Palmirinha lembra bem das surras sem motivos. Talvez devido ao ciúme que a mãe tinha da relação pai e filha. Felipe sempre protegia Palmirinha. Anna foi capaz de vende-la a um fazendeiro por 5 mil réis, tudo sem seu consentimento. E as judiações não pararam.
Com pernas cheias de manchas roxas, Palmirinha se viu obrigada a ficar longe da mãe, e foi aí que se tornou dama de companhia da senhora Georgette Deliè, onde a ensinou a atender telefone, andar de bonde, comprar alimentos em mercearias, a preparar molho béchamel, dentre outras coisas. Contudo, o mais importante, aprendeu a ser tratada com dignidade.
Bem mais tarde se casou e teve três filhas, Tânia, Sandra e Nancy.
No livro, ela abre seu coração para falar sobre a violência doméstica que passou com o pai de suas filhas, da coragem de se separar, da luta para criar as filhas e de quando foi desenganada pelos médicos ao ser diagnosticada com câncer.
Nunca se deixou abater. Cozinhava para fora aceitando encomendas para festas e fazendo congelados, até que uma incrível coincidência a levou a participar de programas de TV, de Silvia Poppovic a Cátia Fonseca, e tempo depois se tornar uma grande lenda da culinária brasileira, a quem suas amiguinhas e seus amiguinhos sentem tamanho orgulho.
A Receita da Minha Vida, de Palmirinha Onofre, foi publicado pela Editora Benvirá (um selo da Editora Saraiva) em 2011. Além de revelações surpreendentes, este livro te presenteia com as vinte receitas mais importantes da vida da Palmirinha, essas que marcaram sua infância ou fizeram sua fama de grande cozinheira.
“Sempre preferi agradar o paladar com coisas simples.”
“Nunca tive medo de mudar, ir atrás do que eu queria. Não seria agora, pouco antes de completar 80 anos, que eu teria.”
“Então eu digo, minha amiguinha, não importa o que os outros pensam, se você acredita em você, não ligue para o que os outros vão achar.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário