Quando penso em donuts/doughnuts, logo penso em Homer Simpson, uma vez que a personagem tem como doce favorito as doces rosquinhas americanas. Juro que quase coloquei no título algo em referência, mas já existem tantas receitas de donuts atreladas a Homer, que não quero fazer parte dessa estatística. Doughnuts (dough: massa; nut: noz; doughnut: rosquinha, rosquinha de massa frita, rosquinha frita) são pãezinhos doces, arredondados e fritos que podem ter recheio ou apenas uma cobertura de chocolate, glaçagem, chuva de açúcar e a mais prática cobertura, um glaceado de açúcar de confeiteiro. O charme fica por conta dos inúmeros e coloridos confeitos. É possível encontrar boas histórias em relação a sua origem. Se tiver interesse, pesquise e decida qual é a melhor versão.
Rendimento: Cerca de 18 donuts e bolinhas.
Ingredientes | Massa:
650g de farinha de trigo 1 colher (café) de sal (2g)
120g de açúcar
1 envelope de fermento biológico seco instantâneo (10g)
3 ovos
3/4 + 1/4 xícara (chá) de leite (ao total: 250ml)
150g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
Ingredientes | Glaceado:
125g de açúcar de confeiteiro
25g de chocolate em pó
2 a 3 colheres (sopa) de água
Modo de preparo | Massa:
Em uma tigela, misturar a farinha de trigo e o sal. Em seguida, o açúcar e o fermento biológico. Abrir uma cavidade na farinha de trigo e colocar os ovos e 3/4 do leite. Misturar muito bem até formar uma massa única. Nessa etapa a massa não estará lisa. Transferir a massa para uma bancada e sová-la por 15 minutos - melhor maneira para sovar é rasgando a massa com a base da mão e voltando-a para o todo. Nesse processo de sova (pétrissage), acrescentar o leite restante (1/4) aos poucos. Não tenha medo, o leite será todo absorvido. E nem pense em colocar mais farinha de trigo. Por fim, você obterá uma massa lisa e bem macia. Acrescentar aos poucos e sovando, a manteiga em temperatura ambiente. Untar a tigela já utilizada com manteiga e colocar a massa. Untar sua superfície também. Cobrir a tigela com plástico filme e deixar a massa descansar por 40 minutos.
Passado o tempo, transferir a massa para a bancada - agora sim com farinha de trigo. Retirar o ar da massa apertando-a e abri-la com um rolo - cerca de 1cm (de espessura). Cortar a massa em formato de donuts (círculo maior e um menor dentro; lembre-se que ao fritar, os donuts crescem). Use um cortador próprio ou a boca de um copo. Fritar os donuts em óleo quente - cerca de 180ºC (cuidado para não ficar cru por dentro) até dourar. Escorrer em papel absorvente ou grade. Esperar amornar para dispor a cobertura - chocolate ou glaceado (mergulhar a metade de cada donuts na cobertura desejada). Dispor confeitos, esperar a cobertura cristalizar e servir. Bom apetite, aproveite!
Modo de preparo | Glaceado:
Peneirar o açúcar de confeiteiro e o chocolate em pó. Misturar. Agregar a água aos poucos até formar uma mistura líquida espessa. Se preferir, derreta 300g de chocolate fracionado para ser a cobertura (da foto).
Dica: Para deixar a cobertura alva, retire o chocolate em pó. Se quiser colori-la, use corante comestível em gel, pó ou líquido (mas dose a quantidade de água).
Nenhum comentário:
Postar um comentário