Bolo esse que não precisa de apresentação, não? As dicas e substituições você encontra no decorrer da receita. Optei pelos gomos de laranja para sair do trivial, sair dos morangos, mas que nada impeça de usá-los. Fique à vontade para usar mais de uma fruta e acompanhar essa sobremesa com o que quiser. É hora de usar a imaginação e tornar essa receita sua. No momento, enquanto escrevo esse trechinho, só consigo imaginar a sensação de uma fatia dessa na boca. Ah!
200g de chocolate ao leite picado (ou meio amargo)
200g de manteiga sem sal em cubos (1 tablete)
190g de açúcar refinado ou de confeiteiro peneirado (1 xícara {chá}) - usei o refinado, que acrescenta ao bolo durante o cozimento, uma casquinha crocante.
40g de chocolate em pó peneirado (4 colheres {sopa}) - se usar chocolate meio amargo, não há necessidade de acrescentar o chocolate em pó.
1g de sal (1 pitada)
2g de essência de baunilha (1 colher {chá})
5 ovos
40g de amido de milho peneirado (1/3 xícara {chá})
Modo de preparo:
Preaquecer o forno a 160-180ºC. Untar com manteiga, forrar com papel manteiga e untar novamente com manteiga uma fôrma de bolo inglês + uma fôrminha de 18cm. Se usar uma fôrma maior (ideal uma de 24cm), não há necessidade de untar duas fôrmas. Em um bowl (tigela), acrescentar o chocolate ao leite, a manteiga sem sal, o açúcar, o chocolate em pó e o sal. Misturar. Em uma panelinha menor que o bowl, utilizado para misturar os ingredientes de cima, colocar água e levar para esquentar em fogo baixo. Assim que estiver quente, colocar o bowl sobre a panelinha para derreter todos os ingredientes e formar uma mistura homogênea. Você já pôde perceber que estamos falando do banho maria. A metade dos grãos de açúcar refinado vão se dissolver, e a outra não, por isso não se preocupe. Deixar essa mistura amornar para acrescentar a essência de baunilha, um ovo de cada vez, sempre misturando bem, mas sem incorporar muito ar (resultando em um bolo denso e cremoso), e por fim, o amido de milho. Transferir a massa para as fôrmas preparadas e levar ao forno já preaquecido para assar por aproximadamente 30-35 minutos. Ao espetar um palito no bolo para testar o ponto, o mesmo sairá sujinho. O interior deve ficar úmido. Deixar esfriar por uns 20 minutos. Cobrir as fôrmas com plástico filme ou papel alumínio e levar à geladeira por 1 hora para firmar. Servir gelado ou morno (aquecer a fatia no micro-ondas), polvilhado com chocolate em pó ou açúcar de confeiteiro e acompanhado de gomos de laranja, sorvete, creme de leite gelado, chantilly ou calda de chocolate. Use a imaginação! Para decorar, folhinhas de hortelã. Bom apetite, aproveite!
Obs.: Usei uma fôrma de bolo inglês e uma outra redonda de 18cm porque não coloquei toda a massa na fôrma de bolo inglês, ou seja, não é que sobra massa. Para assar bem e não ficar cru, esse bolo não deve ser muito alto. Ele é mais baixinho mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário