27 de julho de 2020

Pão de beterraba 2.0

Em uma rápida conversa no instagram, a confeitaria - maravilhosa e incrível - Carolina Labaki (@carolinalabaki) me contou que deixa seus pães de beterraba com a coloração mais intensa, assim como sua massa crua, cozinhando a beterraba no forno. Seguindo seu conselho, fui refazer a receita do pão de beterraba que já publiquei por aqui (clique aqui para vê-lo). A cor melhorou, mas não ficou como imaginei. Será que coloquei pouca quantidade? Não sei. Se você se pergunta sobre o sabor, já te digo, o pão fica com gosto de beterraba. Parece óbvio, né? Porém, nem sempre o que colocamos em pães ou em outros preparos para saborizar, fica com seu gosto evidente, as vezes, só com a coloração. Ah, no puedo olvidar. Muchas gracias, Carol! <3


Ingredientes | Esponja:
100ml de água
10g de fermento biológico seco instantâneo (1 sachê)
2 colheres (sopa) de açúcar (30g)
5 colheres (sopa) de farinha de trigo (50g) - Retiradas das 4 xícaras de farinha de trigo para a massa

Ingredientes | Massa:
1 ovo
100ml de água
1/3 xícara (chá) de óleo (80ml) - pode substituir por manteiga derretida e fria
1 colher (sobremesa) de sal (6g)
235g de beterraba sem casca e cortada em cubos pequenos (cerca de 1 beterraba grande)
4 xícaras (chá) de farinha de trigo (500g)

Ingredientes | Para pincelar:
1 gema
1 colher (sobremesa) de leite (5ml)


Modo de preparo | Esponja:
Misturar o fermento biológico seco na água. Em seguida, o açúcar e a farinha de trigo até formar uma mistura cremosa. Cobrir com plástico filme. Deixar fermentar por 40 minutos.

Modo de preparo | Massa:
Preaquecer o forno a 200ºC. Embrulhar os cubos de beterraba em papel alumínio, como se fosse um pacotinho, fechando as pontas (criar vapor). Colocar em uma fôrma e levar para assar por cerca de 55 minutos. Usar 165g de beterraba para fazer os pães. Em um liquidificador, bater o ovo, a água, o óleo, o sal e a beterraba cozida até formar um creme liso e arroxeado. Em uma tigela com a farinha de trigo, abrir uma cavidade e acrescentar a esponja já fermentada e a mistura do liquidificador. Misturar com uma colher até perceber que será melhorar trabalhar a massa em uma bancada. A massa estará bem grudenta, e aos poucos, vá colocando mais farinha de trigo, até grudar levemente nas mãos e a mesma continuar macia. Sovar por 15 minutos, rasgando a massa sobre ela própria (fazendo movimentos de vai e vem). Untar com óleo uma tigela para colocar a massa que descansará. Untar sua superfície também para não ressecar. Cobrir com plástico filme e deixar fermentar por 50 minutos.


Dado o tempo, verter a massa sobre uma superfície untada com óleo. E com as mãos untadas, ir esticando a massa para retirar o ar aprisionado da fermentação. Pesar a massa e dividir por 16. O peso que obtiver, fazer 16 bolinhas (o peso da massa pode variar, podendo obter bolinhas de 65 a 72g): juntar as pontas e sobre uma bancada, com a mão sobre a bolinha, ir fazendo movimentos circulares. Transferir 8 bolinhas de massa para cada fôrma (2 no total) de pão/bolo inglês (aproximadamente 23,5x9,5cm) untada com manteiga. Cobrir as fôrmas com um plástico untado com óleo e fermentar por mais 40 minutos. Faltando 10 minutos para a última fermentação, preaquecer o forno a 220-250ºC (forno a gás) ou 220ºC (forno elétrico) e preparar a mistura para pincelar os pães. Com os pães crescidos, pincelar suas superfícies com a mistura de gema e leite. Levar ao forno por aproximadamente 30 minutos, até dourar e crescer bem. Retirar os pães do forno e deixá-los amornar sobre uma grade, para que o calor se libere e não deixe a superfície do pão úmida. Cortá-lo morno ou em temperatura ambiente. Nunca quente, pois ao cortar, o miolo ficará com aspecto embatumado por conta do calor interior. Bom apetite, aproveite!

Modo de preparo | Para pincelar:
Misturar muito bem a gema com o leite e pincelar sobre os pães quando foram ao forno. Superfície bem dourada e brilhante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário